By | 08:14 Leave a Comment

O QUE É SUBLIMAÇÃO?




                                                     Tecido Poliéster = Sublimação

Recordando as aulas de química, sabemos que as de mudanças de fase da matéria podem ser condensação, solidificação, liquefação, sublimação... A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem que haja passagem pelo estado líquido. Como exemplo podemos observar a naftalina, que se evapora diretamente de seu estado sólido. Na estamparia sublimática, bastante utilizada na confecção de produtos personalizados, acontece o mesmo processo. A tinta para “sublimação” impressa no papel transfer em seu estado sólido entra em contato com o tecido de poliéster ou superfície do material sublimático e por meio do calor e pressão constantes evapora penetrando nas fibras do tecido ou demais superfícies tratadas para receber esse tipo de tinta.


COMO: Temos o papel transfer (sublimático), a camada de tinta e a superfície do substrato (neste caso usou-se um tecido). O material a ser estampado deve ser poliéster, pois sua absorção é alta para este tipo de pigmento obtendo-se resultados adequados.

Quando exposta a altas temperaturas a tinta sublima. Assim, estando em contato com alguma superfície que a absorva, o vapor irá penetrar nas fibras de poliéster da camiseta ou na resina de poliéster (presente nos pratos e nas canecas personalizáveis) tingindo essas superfícies.

Resumindo: a tinta que estava no papel evaporou, migrou para as fibras ou resina de poliéster, voltou ao seu estado sólido quando em contato com estas superfícies!

Obs: Sublimação poderá ser feita somente em tecido poliéster, nunca em algodão, para ser utilizado em tecido de algodão poderá ser usado somente o transfer, em minha opinião o preço é muito bom, é rápido e prático, cuida-se também do tempo e da temperatura de cada material e desenho, tanto poliéster e algodão, pois pode marcar a camiseta com a temperatura da prensa, visibilizando a queima do tecido.
Postagem mais recente Página inicial

0 comentários: